top of page

Transição de Carreira


A Transição de uma carreira para outra, é um desafio e tanto. Em pesquisa, divulgada pelo jornal Extra, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. Desse percentual, 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e, 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

E esse cenário acontece por vários motivos, dentre eles, a escolha precoce de uma profissão visando somente “ganhar dinheiro” e com o tempo, a frustração e infelicidade são as consequências mais comuns.

Eu me formei em Administração e passei a atuar na área totalmente sem motivação e sem propósito. Me apaixonei pela área de pessoas, fiz uma especialização, muitas pesquisas, networking e desde então, sigo feliz e realizada.

Entretanto, é um processo que leva tempo, identificação de interesses e a busca por entender as qualificações exigidas, realidade de mercado, oportunidades reais, capacitações e estudo constante.

Veja estes 7 pontos que devem ser levados em consideração nesta fase:


1 – Entenda a sua motivação

A palavra aqui é autoconhecimento. Pode parecer clichê, mas é muito importante compreender o que te move e o que te desperta interesse. Talvez um teste vocacional possa te ajudar a se compreender melhor. Terapia também é uma excelente forma para te auxiliar nesse processo de autodesenvolvimento e descoberta.


2- Pesquisa

De acordo com as suas preferências, faça mapeamentos das áreas com as quais tenha maior identificação, converse com pessoas que já atuam na área para ter uma dimensão melhor das atividades executadas e entenda quais os requisitos (cursos, capacitações) são necessários para ingressar no ramo.


3 – Toda experiência conta

Encontre pontos de sinergia do que faz hoje com o que deseja fazer. Atividades e habilidades em comum que podem facilitar a sua transição. Trabalho voluntário, estágio, práticas acadêmicas e caso esteja trabalhando no momento e for possível ter contato com a área desejada, também é uma excelente forma de se familiarizar e aprender.


4 – Organize-se Financeiramente

Transição de Carreira deve ser planejada, principalmente com relação a reserva financeira. Pode acontecer que, você não ganhe a mesma remuneração que ganhava antes, pois muitas das vezes, é necessário, aceitar posições com nível hierárquico mais baixo para adquirir vivência. Portanto, paciência e consciência de que é um processo em construção é fundamental.


5 – Reelaborar seu Currículo

Nesta fase, você precisa direcionar o seu documento ao seu objetivo atual. Então, seguem alguns tópicos importantes:

  • Objetivo: área ou cargo pleiteado atualmente.

  • Resumo: Destaque o seu conhecimento sobre a nova área. Mencione que está em transição e correlacione a prática que já tem com a teoria do que pretende desempenhar.

  • Cursos e Projetos na área desejada: Coloque-os antes da experiência profissional como uma estratégia, para que o recrutador os veja primeiro.

  • Experiência Profissional: Evidencie tarefas que possam ter sinergia com o que está buscando.


6 – Formatar seu Linkedin

O Linkedin é um poderoso aliado na estratégia de transição, sendo possível redefinir seu escopo ao longo do perfil e adequar as devidas palavras-chave referentes ao seu foco de carreira.

Quais são os campos de atenção?

  • Título: Inserir os termos referentes a nova área ou cargo pleiteados.

  • Sobre: Serve como um cartão de visitas. É um campo para dar as boas-vindas aos visitantes e também para se apresentar. Então, aproveite para falar um pouco da sua experiência já adquirida lincando com a nova atuação e não esqueça de informar seus meios de contato.

  • Experiências: Detalhe as atividades. Nesta parte, você pode copiar do seu currículo.

  • Cursos, Projetos, Voluntariado: Tudo aquilo que possa agregar ao novo objetivo profissional, é extremamente importante.

  • Competências: Liste todas aquelas que são relevantes para o seu novo objetivo.


7 – Networking

Conte para os seus contatos que está nessa fase de migração de carreira, comunique-se com profissionais que já atuam na área de interesse, interaja com essas pessoas (Linkedin pode ser um meio bem interessante para isso), ingresse em grupos de discussão, participe de eventos.

Gostou do conteúdo? Me siga também no Linkedin, Instagram e Tik Tok!!!




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page