top of page

Impacto da Liderança Servil na Cultura Organizacional: Criando um ambiente de confiança

A liderança servidora é uma abordagem que coloca o líder no papel de servidor, em vez de simplesmente comandar ou controlar. Nessa abordagem, o líder se concentra em atender às necessidades de sua equipe, ajudá-los a crescer e prosperar, e trabalha para capacitar os membros da equipe a alcançarem seu pleno potencial.


Embora a liderança servil seja um conceito atemporal, o termo “liderança servil” foi cunhada por Robert K. Greenleaf em The Servant as Leader, um ensaio que ele publicou pela primeira vez em 1970.


Em um artigo publicado por Larry C. Spears, ex-presidente do Centro Robert K. Greenleaf, ele relaciona liderança servidora com o caráter, uma vez que o líder servil age de acordo com os seis pilares do caráter que são: confiabilidade, respeito, responsabilidade, justiça, carinho e cidadania.


Greenleaf, menciona em seu manifesto que:

“O líder-servo é o servo primeiro… Começa pelo sentimento natural de que se quer servir, servir primeiro. Então a escolha consciente leva a pessoa a aspirar a liderar. Essa pessoa é nitidamente diferente daquela que é o líder em primeiro lugar, talvez devido à necessidade de amenizar um impulso de poder incomum ou de adquirir bens materiais... O líder em primeiro lugar e o servo em primeiro lugar são dois tipos extremos. Entre eles existem matizes e misturas que fazem parte da infinita variedade da natureza humana”.

Ou seja, propõe uma mentalidade de “Eu sirvo porque sou o líder" e "Eu sou o líder porque sirvo". A primeira premissa centra-se no altruísmo, uma preocupação altruísta pelos outros, enquanto a segunda premissa depende da ambição de uma pessoa de se tornar um líder.


Ele ainda estabeleceu 10 princípios fundamentais que são essenciais para a liderança servidora e ajudam a criar um ambiente de trabalho onde o foco está no bem-estar e no desenvolvimento das pessoas. São eles:


1 - Escuta Empática: Um líder servidor deve ser um ouvinte ativo e empático, buscando entender as necessidades e preocupações de sua equipe.

2 - Aceitação de Outros: Aceitar as pessoas como são, sem julgamento, e reconhecer o valor único que cada membro da equipe traz para a organização.

3 - Empatia: Demonstrar compreensão e preocupação genuína pelo bem-estar dos outros. Colocar-se no lugar dos funcionários para entender seus sentimentos e perspectivas.

4 - Cura: A liderança servidora envolve ajudar os outros a crescer, curar e se desenvolver. Isso pode incluir apoio emocional e oportunidades de aprendizado.

5 - Consciência: Ter consciência do ambiente, das necessidades dos funcionários e das implicações das decisões organizacionais.

6 - Persuasão, não Coerção: Os líderes servidores buscam persuadir em vez de forçar. Eles confiam na persuasão ética para tomar decisões e influenciar os outros.

7 - Conceitualização: A capacidade de pensar de forma holística e ver o quadro geral, contribuindo para a definição de uma visão compartilhada.

8 - Foresight (Previsão): A habilidade de antecipar as consequências das decisões e ações atuais e considerar o futuro a longo prazo.

9 - Estilo de Vida de Serviço: Os líderes servidores veem o serviço aos outros como um estilo de vida, não apenas como um papel no trabalho.

10 - Empoderamento de Outros: O líder servidor capacita os membros da equipe a se tornarem a melhor versão de si mesmos, encorajando o desenvolvimento pessoal e profissional.


Quando aplicada com sucesso, a liderança servil tem o poder de transformar a cultura de uma organização, criando um ambiente de confiança, colaboração e crescimento. A implementação eficaz da liderança servil requer uma abordagem consciente e um compromisso com a mudança cultural.


O impacto da liderança servidora na motivação e na produtividade da equipe é significativo e traz benefícios imensuráveis como o fomento de um ambiente de confiança e respeito mútuo, bem como inspira os colaboradores a darem o seu melhor porque veem que seu líder se preocupa com seu crescimento e sucesso pessoal.


Líderes servidores investem tempo no desenvolvimento das habilidades de seus funcionários e isso leva a uma equipe mais competente, capaz de realizar tarefas de forma eficaz e tomar iniciativas de maneira independente.


Em uma cultura de líderes servis, a resolução de conflitos é abordada de maneira construtiva. Os líderes servidores ajudam a mediar e resolver conflitos, o que contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso.


Funcionários que trabalham sob a liderança de servidores geralmente relatam maior satisfação no trabalho. Isso se deve ao fato de se sentirem apoiados e valorizados, logo, os funcionários tendem a permanecer em organizações onde se sentem respeitados e bem cuidados.


Etapas para implementação de uma liderança servidora


- Autoconsciência e Comprometimento: Começar com a liderança sênior. Os líderes de alto escalão devem entender e comprometer-se com os princípios da liderança servil. Eles são os modelos e influenciadores-chave na organização.

- Educação e Treinamento: Fornecer treinamento sobre liderança servil para todos os níveis de liderança. Isso inclui workshops, palestras e discussões sobre os princípios e práticas.

- Avaliação da Cultura Organizacional: Realizar uma avaliação da cultura organizacional para identificar áreas onde a liderança servil pode ser implementada. Isso pode incluir pesquisas de funcionários, grupos focais e análise de políticas e práticas existentes.

- Comunicação Clara e Consistente: Comunicar os princípios da liderança servil através de reuniões, comunicações internas e ações dos líderes.

- Definição de Expectativas: Estabelecer expectativas claras para líderes e colaboradores em relação a esta abordagem. Definir o que se espera deles em termos de comportamento e atitudes.

- Feedback e Avaliação: Implementar sistemas de feedback e avaliação que permitam medir o progresso em direção à liderança servil. Isso pode incluir pesquisas de satisfação dos funcionários, avaliações de desempenho e revisões de liderança.

- Cultura de Aprendizado Contínuo: Promova uma cultura onde os líderes estão dispostos a aprender com os erros e a buscar constantemente maneiras de melhorar sua liderança.

- Monitoramento e Ajustes: Estar aberto a feedbacks e adaptações às práticas conforme a evolução da organização.


Exemplos de lideranças servis


Ao longo da história, encontramos exemplos de lideranças servidoras em diferentes esferas da vida, incluindo negócios, política e filantropia. Aqui estão alguns exemplos notáveis:


• Gandhi é talvez um dos exemplos mais icônicos de um líder servidor. Ele liderou o movimento de independência da Índia através da não-violência e do serviço à comunidade. Sua dedicação à causa e sua disposição em prol dos outros são emblemáticas da liderança servidora.

• Madre Teresa: A missionária católica albanesa dedicou sua vida aos pobres e doentes em Calcutá, na Índia. Sua humildade, compaixão e serviço desinteressado a tornam um exemplo clássico de liderança servidora.

• Nelson Mandela: O ex-presidente da África do Sul e líder do movimento anti-apartheid, demonstrou uma liderança servidora ao trabalhar para unificar uma nação profundamente dividida e promover a reconciliação em vez de vingança.

• Oprah Winfrey: A famosa apresentadora de televisão e empresária, Oprah Winfrey, usou sua influência e recursos para apoiar várias causas humanitárias e educacionais, demonstrando uma liderança servidora através de suas ações filantrópicas.

• Howard Schultz: O ex-CEO da Starbucks, Howard Schultz, é frequentemente citado como um líder servidor. Ele enfatizou a importância de cuidar de seus funcionários e comunidades locais, oferecendo benefícios e oportunidades de educação.

• Melinda Gates: Melinda Gates, co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, dedica seu tempo e recursos significativos para melhorar a educação, a saúde e o bem-estar das pessoas em todo o mundo, demonstrando liderança servidora na área da filantropia.

• Dr. Paul Farmer: O médico e antropólogo Dr. Paul Farmer co-fundou a Partners In Health, uma organização que fornece cuidados de saúde a comunidades carentes em todo o mundo. Ele dedicou sua vida a servir os necessitados, especialmente em áreas afetadas por doenças e pobreza.


Um líder servidor dedica sua principal atenção ao desenvolvimento e ao bem-estar das pessoas e comunidades às quais estão ligados. Enquanto a liderança tradicional frequentemente se concentra na acumulação e no exercício de poder por parte de quem está no topo da hierarquia.


O líder servidor compartilha o poder, prioriza as necessidades alheias e auxilia as pessoas a se desenvolverem e alcançarem o máximo de seu potencial.


Indicação de Leitura


Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don't – Simon Sinek

Servant Leadership in Action: How You Can Achieve Great Relationships and Results - Ken Blanchard (Editor), Renee Broadwell (Editor), John C Maxwell (Prólogo)

Nelson Mandela, um modelo de liderança para uma nova sociedade.: Quinze lições para o líder (Portuguese Edition) - Justin Burakali Bayongw



Aline Sousa - Consultora de RH, Mentora de Carreira, Professora Universitária, Linkedin Top Voices.


Redes Sociais:


Contato Profissional: pessoas.estrategias@gmail.com

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page