top of page

Você sabe o que é um Vídeo Currículo?

Confira essas 6 dicas para um Vídeo Currículo de destaque.



Mas afinal, o que é um currículo em vídeo?


É uma forma de triagem de profissionais que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, principalmente em empresas maiores que recebem uma quantidade muito grande de currículos. O vídeo é uma excelente oportunidade de a empresa ver além do que está no papel, facilitando a conexão entre recrutador e candidato.


1. O que se deve falar nesse vídeo e qual o tempo recomendado?

É muito importante seguir alguns passos antes de sair gravando de qualquer jeito. Lembre-se que é a sua imagem que está sendo transmitida e a forma pela qual você se comunica pode garantir a sua passagem para a próxima fase.


- Monte um roteiro - É essencial para não se perder na hora de gravar e para seguir uma sequência lógica. Neste roteiro, faça a sua apresentação pessoal: Nome, idade (se quiser falar), formação acadêmica, área e tempo de atuação e objetivo profissional;


- Faça um resumo - das experiências profissionais que são relevantes ao cargo em questão e foque em resultados (se tiver números que corroborem o seu discurso, melhor ainda): Cases de sucesso, conquistas, superações, premiações, Implementação de projetos, dentre outros.


- Diga o porquê que quer trabalhar na empresa - É importante para o recrutador entender que você conhece a organização. Portanto, pesquise sobre a organização, veja as últimas notícias, projetos e responda com propriedade.


- Por fim, agradeça a oportunidade e se coloque a disposição para mais informações.


- Geralmente cada empresa estipula um tempo de gravação - Mas caso não tenha isso definido, se apresente no máximo em 3 minutos para não perder a atenção do recrutador e não ficar um discurso cansativo.


2. Formas de Gravar

Se tiver uma câmera, Ok! Se não tiver, utilize a câmera traseira do seu celular e o posicione na horizontal, a fim de evitar que você fique se olhando demasiadamente e analisando seu comportamento ao mesmo tempo que fala, tirando seu foco e consequentemente afetando a fluidez da sua apresentação.


O local deve ser iluminado, sem ruídos, tom de voz audível e claro, fundo neutro e utilizando uma roupa que vá de encontro a oportunidade pleiteada. Se você está se candidatando a uma vaga em que o ambiente organizacional é mais disruptivo, não faz muito sentido vestir terno e gravata.


3. Não Decore. Treine!


Não leia o seu currículo! O objetivo aqui é se apresentar naturalmente e demonstrar todo o seu autoconhecimento. Passar segurança e autoridade na sua apresentação é primordial.

Treine! 1, 2, 10, 20 vezes... O segredo para qualquer apresentação é a preparação prévia através do treinamento. Quanto mais fluido for o seu discurso, mais credibilidade você passa a quem te assiste.


4. Cuidado com Excessos


Com relação a criatividade, pode -se colocar a legenda do que está falando e fazer uma edição com uma vinheta curta por exemplo. Mas é preciso ter cautela com o tipo de empresa que você está lidando. Algumas são bem tradicionais. Então, bastante atenção nessa hora.


5. Evite erros e Vícios de Linguagem


Ao fazer a sua apresentação, foque em utilizar uma linguagem mais formal e busque falar as palavras corretamente. Além disso, cuidado com gírias e vícios de linguagem, como por exemplo, o uso de "né" em todo final de frase.


6. Siga as dicas e Destaque-se


Quanto mais você treina, melhor fica. Não é decorar. Porque se você decora não fica uma apresentação fluida e o recrutador vai perceber isso na hora de assistir o vídeo.


Você pode treinar na frente do espelho, observando a sua postura e a forma como gesticula, pode pedir para alguém te gravar e depois te passar um feedback sincero a respeito da sua performance.


Praticar o exercício do autoconhecimento é muito importante, buscando na sua trajetória profissional as suas conquistas, elogios, recomendações, cases de sucesso, conhecendo os seus pontos de melhoria e como pode desenvolvê-los e saber ressaltar os seus pontos fortes não só no aspecto profissional, mas na vida como um todo.


Ninguém melhor do que você mesmo pode falar a respeito da sua trajetória profissional. Não tem fórmula mágica. Tem foco, determinação e definição de onde se quer chegar.
Seja Estratégico!


Gostou das dicas? Você já precisou gravar um currículo em vídeo? Como foi?



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page